Distúrbios do Sono

* SONOLÊNCIA EXCESSIVA DIURNA

Seu corpo sinalizando que há algo errado com seu sono

   1. Problema em relação ao sono da noite.

Para dormirmos bem, precisamos que 3 parâmetros relacionados ao sono estejam adequados: QUANTIDADE, QUALIDADE e RITMO.

Problema de QUANTIDADE de horas de sono acontece quando dormimos menos do que precisamos (privação de sono). É muito importante lembrar que a necessidade de horas de sono de cada pessoa é algo INDIVIDUAL!  Não dá para nos compararmos com as outras pessoas.

Problema de QUALIDADE do sono ocorre quando temos uma qualidade de sono ruim  (como acontece na Apnéia do Sono).

Já o Problema de RITMO do ciclo vigília – sono acontece quando nosso horário de sono está alterado (como no trabalhador de turno).

 

   2. Distúrbio do sono chamado Hipersonia de Origem Central

Esse distúrbio ocorre quando a sonolência diurna não é causada por distúrbio do sono noturno ou alteração do ritmo circadiano. São exemplos de Hipersonias de Origem Central:

  • Narcolepsia

  • Hipersonia devido à doença médica

  • Hipersonia devido ao uso de medicação / substância

  • Hipersonia associada a transtornos psiquiátricos

  • Síndrome do Sono Insuficiente (privação de sono crônica)

 

Ao reconhecemos um quadro de sonolência excessiva diurna, precisamos investigar por que ela surgiu. Uma vez identificada a causa, o tratamento é direcionado em função desta, tornando-se mais eficaz.

Quem já não sentiu sono durante o dia? De forma esporádica, depois de uma noite mal dormida, é absolutamente natural que isso aconteça. Mas não podemos relevar caso se torne frequente. A sonolência diurna pode ser definida como a dificuldade de permanecermos acordados e alertas durante a maior parte do dia e ficamos com grande necessidade de dormir.

Trabalhar, estudar, interagir com outras pessoas estando com sono pode ser bem difícil. Como conseguir que o cérebro funcione se estamos precisando dormir? Não é raro que pessoas que sentem sonolência diurna abusem de substancias estimulantes: café, refrigerante de cola, chocolate... O que pode, em alguns casos, até piorar o quadro de base que causa a sonolência desse paciente.

Sentir sono durante o dia não é normal. Isso significa que pode haver: 1. algum problema em relação ao sono da noite ou 2. que haja um distúrbio do sono chamado Hipersonia de Origem Central.

Fontes:

Poyares, et al. SED e Fadiga Associadas a Doenças Neuropsiquiátricas, São Paulo, SP,

EPM – Editora de Projetos Médicos Ltda, 2015.

American Academy of Sleep Medicine. International Classification of Sleep Disorders, 3rd ed.

Darien, IL: American Academy of Sleep Medicine, 2014.